Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Notícias > ICSA LEVA DOAÇÕES A ALDEIA APÓS INCÊNDIO NO TERRITÓRIO MÃE MARIA
Início do conteúdo da página

ICSA LEVA DOAÇÕES A ALDEIA APÓS INCÊNDIO NO TERRITÓRIO MÃE MARIA

No sábado (3), os professores Jax Pinto, Diretor do ICSA, Miraci Matos, diretora da FACIC, AC Condeixa, vice-diretora da FACOM e o Técnico em assuntos educacionais, Vinicius Alcântara, estiveram na Aldeia Hõpryrekatêjê, no território indígena Mãe Maria, em Bom Jesus do Tocantins-PA, para levar roupas e alimentos arrecadados com a ajuda de discentes, docentes e técnicos. A Aldeia, que fica a cerca de 100 km de Rondon do Pará, foi vítima de um incêndio na última quinta-feira (1º) e, embora ninguém tenha se ferido, as 12 casas da aldeia, a escola e o posto de saúde foram consumidas pelo fogo. Os 30 moradores, foram acolhidos pela Aldeia vizinha, da Cacica Kátia Akrãtikatêjê, irmã da liderança indígena Potamãm.

aldeia1

Foto: AC Condeixa

 

De acordo com o Potamãm, a prefeitura municipal de Bom Jesus do Tocantins-PA, já está ajudando e o governo do Pará, Vale do Rio Doce prometeram ajudar na reconstrução da aldeia, mas a comunidade ainda precisa de doações. O Ministério Público Federal já esteve presente e prometeu acompanhar o caso. A terra indígena Mãe Maria abriga uma das últimas porções de floresta preservada na região sudeste do Pará e é atravessada por diversos empreendimentos que impactam a vida dos indígenas que nela vivem. Há um linhão da Eletronorte, uma rodovia federal e a estrada de ferro Carajás, operada pela Vale, que transporta minérios até o porto de Itaqui, no Maranhão. “Ninguém culpa ninguém, porque a gente não viu. Mas pode ser uma bagana de cigarro, alguma coisa que jogaram”, declarou a liderança indígena.

Aldeia2

Foto: AC Condeixa

 

As queimadas acontecem todos os anos no período de seca, em pleno verão amazônico. E, embora seja uma tragédia anunciada, os indígenas não contam com uma brigada de incêndio, com abafadores, EPIs ou qualquer material adequado para combater o fogo. O Corpo de Bombeiros muitas vezes não consegue chegar a tempo. “Em nome da Unifesspa, eu convido os discentes e os servidores que continuem ajudando. Estivemos aqui para trazer nossa solidariedade e nosso apoio. As questões indígenas são uma responsabilidade de todos os brasileiros,”, defende Jax Pinto.

As doações de roupas, alimentos, colchonetes podem ser entregues no Campus 1 da Unifesspa em Marabá-PA e no ICSA de Rondon do Pará.

 

Para doações financeiras, os dados são:

  • Conta corrente no Banco do Brasil nº 111978-8 - agência 565-7 - Associação Indígena Itekjerijejakry Gavião
  • Pix chave telefone (94) 99135-6450 - cacique Npotomanti Lopes Valdenilson
  • Pix chave telefone (94) 99227-4007 - liderança David Kakoktyire Valdenilson de Souza,

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página