Você está aqui: Página inicial > Notícias > XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica

XII ENSBEEXII ENSBEE 2

O XII Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica ocorreu na cidade de Uberlândia/MG, na Universidade Federal de Uberlândia. Tal evento contou com nomes de peso, do Brasil e exterior. Para se ter uma ideia, esteve no evento conto com: Philip Fearnside (INPA), Peter May (UFRRJ), Maria Amélia Rodrigues da Silva Enríquez (UFPA), , Clóvis Cavalcanti (FUNDAJ), Luciana Togeiro de Almeida (UNESP), Maria Cecília Junqueira Lustosa (UFAL), Clitia Helena Backx Martins (UFRGS), Estela Maria Souza Costa Neves (UFRJ), Rudolf de Groot (Wageningen University), Frei Rodrigo Peret (Pastoral da terra e Inst. Franciscano), Joseph Weiss (UNB), Joshua Farley (The University of Vermont), Pritam Singh (Oxford University), Ademar Ribeiro Romeiro (Unicamp), Ricardo Abramovay (USP) entre tantos outros pesquisadores que estão na história da Economia Ecológica.

O prof. Me. Tiago Barcelos apresentou o trabalho intitulado Valoração Econômica e Ambiental do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas/PA – Método TEEB/Costanza, que teve como co-autor o prof. Me. Augusto Tavares.

Este trabalho apresenta o resultado da valoração ambiental do Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas (PESAM), pela metodologia TEEB, desenvolvida por Robert Costanza e colaboradores. Teve como objetivo descrever e estimar as principais funções ecossistêmicas na visão de diversos autores, correlacionando com PESAM, situada no município de São Geraldo do Araguaia. Essa área é utilizada pela população local como lazer e entretenimento, devido suas belezas naturais. O valor percebido por essa metodologia corresponde a R$101.008.218,10, que deve ser compreendido como valor mínimo de uso, não uso e existência do parque.

Nesse mesmo evento ocorreu a Assembleia dos Sócios da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica, no qual o prof. Tiago Barcelos faz parte, sendo eleito como representante do Núcleo Norte, juntamente com Oriana Almeida (UFPA), Philip Feranside (INPA) e Sérgio Luiz Medeiros Riveiro (UFPA). Além desse núcleo, o prof. Tiago Barcelos entrou para o grupo de pesquisa referente a questão da mineração, onde buscará montar um trabalho para o Congresso Internacional de Economia Ecológica que ocorrerá no México.

Na análise do prof. Tiago Barcelos o evento foi de suma importância, repercutindo positivamente, fortalecendo e criando novos laços com pesquisadores nacionais e internacionais.